A aproximação subjetiva e íntima dos cineastas em documentários políticos é uma tendência muito produtiva no cinema latino-americano contemporâneo. A perspectiva escapa do tom de denúncia e da documentação mais objetiva, retratando um diálogo com o passado pessoal – sem, no entanto, abdicar dos laços com o passado histórico. As diretoras dos documentários En algún lugar del cielo (Alejandra Carmona, 2003), El edificio de los chilenos (Macarena Aguiló, 2010) e El eco de las canciones (Antonia Rossi, 2010) sofreram o exílio devido à militância política de seus pais durante a ditadura de Augusto Pinochet no Chile e, por meio de seus filmes, discutem questões como identidade, desenraizamento, pertencimento e estranheza, e as heranças resultantes dessa experiência, das quais buscamos nos aproximar.

BARRENHA, Natalia Christofoletti. “Herdeiros do exílio: memória e subjetividade em três documentários chilenos contemporâneos” in Doc On-Line: Revista Digital de Cinema Documentário. Dossiê Documentário e História, número 15, dezembro/2013. Disponível em: http://www.doc.ubi.pt/15/dossier_natalia_barrenha.pdf.

Herdeiros do exílio